Nono dígito no celular começa a valer domingo para PB, PE, AL, RN, CE e PI

As ligações para celulares da Paraíba (83), Pernambuco (DDDs 81 e 87), Alagoas (82), Rio Grande do Norte (84), Ceará (85 e 88) e Piauí (86 e 89) terão que incluir o nono dígito a partir deste domingo (31). A medida consiste em digitar 9 antes dos outros oito números do telefone. Já as ligações para telefones fixos nesses estados não mudam.

Essa regra vale tanto para chamadas feitas a partir de telefones fixos, públicos ou privados, quanto de outros celulares, independente da operadora e do local de onde a pessoa está ligando. Também será preciso incluir o nono dígito para enviar mensagens de texto.

De acordo com a Anatel, haverá um período de transição, que vai até 9 de junho, em que as chamadas para os celulares daqueles cinco estados serão completadas digitando-se oito ou nove números. Entre 10 de junho e 9 de julho, quem discar apenas os oito dígitos passará a ouvir uma mensagem sobre a mudança. A partir de 10 de julho, apenas as chamadas com nono dígito serão completadas.

Essa medida foi adotada devido à escassez da oferta de novos números em grandes centros. O plano da Anatel prevê que até 2016 todos os celulares do país terão o nono dígito.

Redação iParaiba com Ascoma

Anúncios