Enem 2014: Apenas 10,6% dos interessados no certificado de ensino médio obtiveram a nota mínima. Número corresponde a 67.254 candidatos

Na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 10,6% das pessoas que pretendiam usar o exame pra obter a certificação do ensino médio atingiram a nota mínima necessária para a conseguir o documento, número que corresponde a 67.254 candidatos. No total, 997.131 estudantes inscreveram-se para a prova de certificação do ensino médio, mas apenas 631.071 compareceram ao Enem, em novembro.

– Inep: Mais de meio milhão de pessoas zeraram a redação do Enem 2014

A nota mínima exigida para conseguir a certificação do ensino médio é de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas e 500 pontos na redação. Além disso, o solicitante precisa já ter completado 18 anos.

Para o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, fazer o Enem com esse objetivo achando que a prova será fácil é um engano. “Se aprendeu o que achar que se deve aprender, o estudante deve ser certificado. Dado hoje o desempenho típico dos alunos, se for ao Enem achando que vai ser mais fácil passar do que pela escola, isso não vai acontecer”, disse. Ele explica que a certificação pelo Enem é apenas uma das formas para aqueles que já passaram da idade escolar. Outra é cursar o Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas.

Desempenho médio

Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades. A média de todos os candidatos nas provas ficou perto do necessário para a certificação, mas, em redação, foi inferior. Em ciências humanas, a média de desempenho foi 546,5; em ciências da natureza, 482,2; em linguagens e códigos, 507,9; e em matemática, 473,5. Em redação, a média de todos os candidatos foi 455,4.

O resultado Enem já está disponível para consulta no site do Inep. O candidato precisa ter em mãos o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição para ter acesso às notas. É possível recuperar a senha pelo próprio site.

*Com informações da Agência Brasil

Anúncios