Exame de paciente com suspeita de ebola no Brasil dá negativo

Credito: Reuters
Paciente foi transferido para o Rio de Janeiro

O primeiro teste realizado no paciente com suspeita de ter ebola no Brasil teve resultado negativo, informou na manhã deste sábado o Ministério da Saúde.

Infográfico sobre ebola, V6 (Foto: Infográfico/G1)

Em nota, a pasta afirmou que a confirmação só deve ocorrer após a realização de um segundo teste, cuja resultado deve sair na segunda-feira.

“O estado de saúde dele é bom, não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento”, diz a nota.

A nova amostra de sangue será colhida neste domingo e analisada pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Se o resultado negativo se confirmar, as 64 pessoas que tiveram contato com o paciente e estavam sendo monitoradas deixarão de ser acompanhadas.

Leia mais: Entenda o que é o ebola e como a doença mortal se espalha

O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira, em uma unidade de saúde em Cascavel, no interior do Paraná.

O paciente, de 47 anos, saiu da Guiné, um dos países mais afetados pela epidemia de ebola na África Ocidental. Ele fez conexão no Marrocos e chegou ao Brasil no dia 19 de setembro.

O homem procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) após sentir febre. Como vinha de um país afetado pelo surto, foi considerado um caso suspeito e isolado. Desde sexta-feira, no entanto, o ministério já havia anunciado que seu estado de saúde era bom e ele não apresentava febre.

Leia mais: Saiba como evitar o contágio por ebola

O paciente foi transferido para o Rio de Janeiro para acompanhamento.

A epidemia de ebola já matou mais de 4 mil pessoas. Os países mais afetados são Guiné, Libéria e Serra Leoa.

BBC BRASIL

IMAGEM LATERAL: G1

Anúncios