Senador Vital se reúne com ministro sobre IFETS de Soledade e de Santa Luzia.

Terminando mais uma semana de muito trabalho em Brasília, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), se reuniu com ministro da Educação, Aluísio Mercadante para tratar de liberação de recursos para municípios paraibanos, como de questões políticas partidárias. Dentre os pleitos tratados o senador debateu a possibilidade de construção de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) nas cidades de Soledade e Santa Luzia na Paraíba.

Segundo Vital, o ministro prometeu agilidade na apreciação. O peemedebista acredita que com a viabilização desses espaços educacionais a nova organização facilitará a articulação entre as escolas técnicas, agrárias e o centros de educação tecnológica.
Os IFETs fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem autonomia para criar e extinguir cursos e também registrar diplomas dos cursos oferecidos, nos limites de sua área de atuação territorial.
Durante a reunião Vital do Rêgo e Aluízio Mercadante, considerado por muitos como um dos principais coordenadores da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), debateram diversos temas da realidade política-administrativa da Paraíba, bem como de projetos para o pleno desenvolvimento do Estado.
Recentemente Vital foi ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), pedir especialmente, a liberação de ônibus escolares, quadras de esporte e ginásios poliesportivos para a Paraíba. “Estou aqui no MEC, neste momento, discutindo com Henrique Paim uma nova relação de municípios paraibanos contemplados com recursos do FNDE. As cidades desta nova relação serão beneficiadas com ônibus escolares, quadras de esporte e ginásios poliesportivos”, relatou na época via suas mídias sociais.
Vital tem defendido constantemente a liberação de recursos para a Educação dos paraibanos. Como relator do Plano Nacional de Educação (PNE), ele se reuniu diversas vezes com o Ministro Aloizio Mercadante, e aproveitou a ocasião, para pedir pela Paraíba. No ano passado ele conseguiu a destinação de 46 ônibus escolares que já estão beneficiando 23 cidades paraibanas, dentro do Programa Caminhos da Escola, totalizando um investimento de R$ 10.140.200,00.
Ele também viabilizou por meio do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Silva Balabana, a liberação de recursos para a implantação de unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância, e a construção de quadras poliesportivas, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.
 
Da Assessoria Parlamentar
Anúncios