Funad realiza curso para fortalecimento da inclusão de alunos em escolas regulares

A Fundação Centro Integrado de  Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) vai realizar, a partir desta sexta-feira (08/03), o curso “Buscando Competências para Incluir”. O objetivo é qualificar os professores das redes pública e privada, além de alunos de graduação, cuidadores, orientadores pedagógicos, intérpretes, instrutores e  familiares para o fortalecimento da inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. A duração do curso, com uma carga horária de 80 horas, é de dez meses. Vinte municípios serão contemplados pelo curso, que é gratuito e vai formar 120 pessoas.

“As escolas regulares devem  estar abertas e bem formadas para atuar com pessoas com deficiência, garantindo a elas o direito da cidadania. E para isso, a Funad está de portas abertas, prestando assessoria às escolas que sentirem qualquer necessidade, com acompanhamento não só durante o curso, mas de forma efetiva e diária, se for preciso”, disse a presidente da Fundação, Simone Jordão.

O curso, que acontecerá a cada 15 dias, será ministrado por professores da Funad. Em 2012, 94 pessoas participaram de um curso semelhante e hoje já trabalham uma nova realidade, onde a comunicação é mais eficiente. A formação existe desde 2000 e é uma porta de comunicação da Funad com a comunidade escolar e as famílias.

Entre as disciplinas, estão as políticas públicas na área de educação especial, tipos de deficiência e práticas pedagógicas no atendimento ao aluno no sistema de inclusão.Serão 20 encontros, que acontecerão na sede da Funad do dia 8 de março até 6 de dezembro deste ano.

Para a assessora de Educação Especial da Funad,Vanessa Siqueira, o curso contribui no sentido de aproximar os atores envolvidos no processo de inclusão, fortalecendo assim as ações no contexto escolar e nos demais contextos sociais, uma vez que  o público alvo contempla não só professores, mas profissionais de diversas áreas.

FONTE: ASCOM GOVERNO DA PARAÍBA

Anúncios