SÃO VICENTE DO SERIDÓ – PB: A prefeita Graciete Dantas de São Vicente do Seridó – PB, localizado no Curimataú paraibano, há 200 km da capital, divulgou o nome que estará à frente da  Secretaria de Agricultura do Município.

As nomeações continuam neste mês de fevereiro de 2013, desta vez, foi redirecionada ao cargo de Secretária de Agricultura a senhora Cleide Araújo, que é mais uma continuidade do governo Chico Berto, assim como outros secretários que permanecem. Cleide Araújo foi durante oito anos da administração passada o nome forte da Secretária de Agricultura no município respondendo pelas ações da pasta como secretária. Ela está por diversos mandatos na Presidência  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Vicente do Seridó, portanto possui vasto conhecimento na área da agricultura.

Cleide já se pronunciou sobre novas ações que deverá colocar em prática na pasta, incluindo, que irá fazer um banco de dados de todos os trabalhadores e Trabalhadoras rurais, para que estas informações sejam utilizadas para cadastrar os trabalhadores nos programas do governo, a exemplo do seguro safra e/ou corte de terras. Ela ainda falou que irá oferecer a partir deste ano todos os serviços de ITR’s gratuitamente para os trabalhadores(as) rurais e que o Garantia Safra será feito de forma minuciosa para que não mais ocorram problemas como a participação de pessoas que não se enquadram nos critérios deste programa. Vale salientar que o Garantia Safra é um programa que tem sido uma grande ajuda para os agricultores, e quando o mesmo não é tratado com a legitimidade necessária, os agricultores padecem e muito, pois tal benefício que é feito para os mais carentes, deve chegar aos mesmos e não pode ser utilizado para favores pessoais, por tal razão, esta ação que deve ser implantada pela secretária é muito bem vinda e todos ganharão, inclusive a nova administração municipal que se inicia neste ano.

Com relação à produção local, Cleide Araújo também informou que será realizado um questionário porta a porta para fazer um levantamento do que está sendo produzido no município, apesar de toda a estiagem provocada pela seca. Continuando com o apoio aos agricultores, será feita a distribuição de aragens de terras com a máxima atenção, para que todos os trabalhadores possam ser atendidos no apoio ao melhoramento das condições de plantio em suas terras. Também devera ser feita a revitalização de poços e já está sendo priorizada a manutenção dos açudes.  A secretária ainda disse que a secretaria irá funcionar ao lado da EMATER, na Avenida Senador Ruy Carneiro, para melhor atender os trabalhadores.

Veja mais projetos que devem ser desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura.

. Maior investimento para aumento do programa nacional de habitação rural;

.Construção de passagens molhadas;

.Fortalecimento dos projetos através do Cooperar junto aos conselhos e associações;

.Fortalecimento do programa de sementes para a agricultura familiar;

.Apoio aos agricultores na produção e armazenagem de silagem;

.Ampliação do programa de sementes para agricultura familiar;

.Ampliação do programa de alimentos da agricultura familiar.

A Secretaria de Agricultura é uma das principais pastas da Prefeitura, uma vez que São Vicente do Seridó-PB possui uma vasta área rural e portanto possui na agricultura uma de suas principais fontes de renda, o que repercute diretamente na qualidade de vida de toda a população municipal, que está sofrendo atualmente com uma das maiores secas já enfrentadas nos últimos quarenta anos, o que aumenta ainda mais a responsabilidade da Secretária de Agricultura que entra no seu terceiro mandato consecutivo à frente de uma das principais Secretarias do Município, que ela venha a agir com capacidade e responsabilidade nos direcionamentos da pasta, desejamos a ela uma boa administração perante tantos desafios a serem enfrentados.

Para mais informações sobre os demais Secretários da Prefeitura de São Vicente do Seridó-PB, os novos e os que continuam click aqui, ou deixe o seu comentário logo abaixo.

PROFESSOR LÉO MODESTO (drt 4321)

Com informações do São Vicente Agora
Foto: reprodução
Anúncios