SOLEDADE TEM CAMPO DE PALMA IRRIGADO

CAMPO DE PLANTAÇÃO COM PALMA RESISTENTE A COCHONILHA DO CARMIM EM SOLEDADE

A Prefeitura Municipal de Soledade, através da Secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Naturais, implantou em sistema de irrigação às margens do açude da localidade Macacos zona rural do município, três áreas plantadas com raquetes de Palma resistente a Cochonilha do Carmim.

1ª Etapa – Meio hectare,  onde foram plantadas 9.000 raquetes da variedade “doce gigante”, mais conhecida como “baiana”, adquirida junto a EMEPA – LAGOA SECA/PB, plantadas na forma irrigada, às margens do açude Macacos, com o objetivo de se fazer um trabalho de multiplicação para distribuição futura com as Associações Rurais de Agricultores.

2ª Etapa – Após a criação do Gabinete Municipal da Palma, em parceria com o INSA – Instituto do Semi-Árido, conseguimos implantar mais um hectare, no mesmo local as margens do açude Macacos, aproximadamente 21.000 raquetes das variedades “doce miuda”; “doce gigante” e “orelha de elefante mexicana”, com o objetivo de pesquisa no sentido de acelerar o processo de multiplicação, com uma meta de distribuir junto as comunidades rurais pelo menos 300.000 raquetes por ano. TOTALIZANDO APROXIMADAMENTE 30.000 RAQUETES PLANTADAS nas duas áreas.

As informações foram passadas pelo Secretário Municipal do Desenvolvimento Rural e Recursos Naturais de Soledade, Januário Marinho de Melo.

Segundo o Secretário, a determinação do Prefeito de Soledade Zé Bento do PT (foto), é que o município seja o primeiro a lutar pela recuperação da Palma na região do Cariri, dizimada pela Cochonilha do Carmim e também pela grande estiagem que castiga as populações rurais e rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos na região.

O município de Soledade está preparado com bancos de sementes para o plantio, logo na chegada das primeiras chuvas que são esperadas já nos primeiros meses do ano, para que sejam distribuídas com agricultores do município para que eles recuperem tudo o que foi perdido com as grandes secas nos últimos anos.

Soledade também está preparada com sementes de milho, milheto, feijão e sorgo que serão distribuídas com os agricultores, tão logo cheguem as chuvas suficientes para os plantios.

Quero que nossos agricultores sintam orgulho de poder recuperar sua autoestima, voltar a plantar e colher em suas terras, afirmou o prefeito de Soledade, Zé Bento.

                                                                 

 SDRRN Soledade

Anúncios