Recifense, Garota-Tubarão é a nova personagem da Marvel.Na edição de Wolverine and The X-Men que passou circular nesta quarta, nos EUA, é apresentada Iara dos Santos, moradora de Boa Viagem

 / Foto: Reprodução/Marvel

A Marvel publicou nesta quarta-feira (14), nos Estados Unidos, a vigésima edição da revista Wolverine and the x-men com uma nova mutante: Iara dos Santos, a Garota-Tubarão (Shark Girl, na versão em inglês). A personagem apresentada pela publicação é moradora de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife e se alimenta de peixes crus. A história, que tem a pernambucana como protagonista, começa no Porto da cidade e mostra, ao longo dos quadrinhos, os dilemas que a personagem enfrenta enquanto se descobre mutante.

Logo nas primeiras aparições, Iara diz estar com uma vontade descomunal de comer peixes. Ela é descoberta por pescadores em um barco em alto-mar comendo peixes crus. Ao se dar conta de que os homens são caçadores de barbatana de tubarão, a personagem fica revoltada e chega a agredi-los. Durante o embate, um dos pescadores observa que nas mãos de Iara há barbatanas. Em outra cena, numa praia, a Garota-Tubarão é surpreendida pelo mutante Anjo, que está ali para levá-la à Mansão X, onde os x-men “do bem” são treinados.

Em outro momento de fúria, devido às transformações corporais e comportamentais, a Shark Girl faz um mergulho no mar, quando se transforma, pela primeira vez na história, na Garota-Tubarão. Em outra das passagem, o Anjo chega a compará-la a um lobisomem, só que com mais dentes.

A revista é dedicada ao surgimento desse novo x-men. Há até um grupo “do mal” que tenta cooptar Iara, sem sucesso.

REPERCUSSÃO – Ao longo do dia desta quarta, o site Marvel 616, especializado em HQs, falou da existência da nova personagem. Em alguns posts anteriores, após a divulgação da capa da edição que passou a circular nos EUA, o site já informava que era possível identificar que o novo personagem apresentado na história seria do Brasil, já que há uma imagem do Cristo Redentor em destaque. Não se sabia no entanto que a personagem brasileira vinha da capital pernambucana. O assunto foi bastante comentado nas redes sociais.