Rede de ensino fará eleições para escolha de dirigentes de escolas e Conselhos. Rede de ensino fará eleições para escolha de dirigentes de escolas e Conselhos

Professores, servidores, alunos e pais de alunos da rede municipal de ensino de Campina Grande vão às urnas, no próximo dia 27 deste mês, para escolha dos novos gestores e adjuntos das 145 unidades educacionais pertencentes ao município. No dia 29, será a vez de escolher os novos integrantes dos Conselhos Escolares.

O processo eleitoral teve início em setembro, com a formação da Comissão Eleitoral Central, que é presidida pelo secretário Walber Colaço. Também em setembro teve início o Curso de Formação dos Gestores e Adjuntos, do qual todos os interessados em disputar os cargos precisam participar. O curso terminou neste sábado, e na segunda-feira, dia 12, começa o período de inscrição das chapas. Os interessados em participar da disputa devem se inscrever até o dia 14, junto à Comissão Eleitoral Escolar, formada na própria escola em que desejam ser candidatos.

Para disputar os cargos de gestor e adjunto, além de participar do curso de formação, os interessados também precisam obedecer aos critérios obedecidos pela lei municipal que estabelece as eleições diretas para cargos de direção nas escolas da rede municipal.

Os candidatos devem ser efetivos na rede municipal de ensino, ter saído do estágio probatório, ter pelo menos um ano na escola em que pretende concorrer, entre outros critérios. A homologação das candidaturas aptas ao processo acontecerá imediatamente após o término das inscrições, assim como o resultado das eleições será conhecido na noite do dia da votação.

A eleição para escolha de diretores e adjuntos acontecerá nas 120 escolas e 25 creches da rede municipal de ensino. Estão aptos a votar todos os pais de alunos matriculados na rede, os alunos a partir dos nove anos de idade, professores e servidores das escolas. Nas creches e nas escolas cujos alunos são menores de oito anos, a votação terá a participação apenas dos professores, servidores e pais de alunos.

O processo de votação acontecerá em cada escola, no horário das 07h às 12h e das 13h às 17h, sendo que em cada unidade escolar serão disponibilizadas duas urnas. A escolha de diretores e adjuntos das escolas da rede municipal, mediante processo de voto direto, foi instituída, por lei municipal, em 2001 e desde então vem sendo cumprida. Os gestores e adjuntos eleitos terão mandato de três anos.

Secom

Anúncios