CBTU conclui licitação para instalação de VLT em João Pessoa. Vencedora fez proposta de R$ 182 mi para VLT na Paraíba e em Natal.

Primeiro Veículo Leve sobre Trilhos deve chegar em 18 meses.

VLT de João Pessoa será semelhante ao de Maceió (Foto: Divulgação/Everaldo Ricardo/Comak/STU-JOP/CBTU)Recursos para o VLT assegurados por Ministério das
Cidades(Foto: Divulgação/ Everaldo Ricardo/CBTU)

Foi concluído na quarta-feira (31) o processo de licitação para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos em João Pessoa. A empresa cearense Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda venceu a concorrência e será a fornecedora de oito trens novos para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos da capital paraibana.

Segundo a CBTU, o primeiro VLT deverá chegar a João Pessoa 18 meses após a assinatura do contrato. Nesta quinta-feira (1º) a Gerência Geral de Licitações da CBTU tornou público, no site da Companhia, a decisão em que confirma a empresa Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, como habilitada para fornecer 20 VLT’s novos. Os recursos para a compra dos novos trens estão assegurados pelo Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Equipamentos).

A licitação aconteceu na sede da CBTU no Rio de Janeiro. A empresa vencedora apresentou uma proposta de custo de R$ 182.031.342,57 para o fornecimento de 20 equipamentos, oito para João Pessoa e 12 para Natal.

Para o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, a confirmação da implantação do VLT na Paraíba é uma grande conquista para os paraibanos, principalmente para a população da Região Metropolitana. “A gente sempre acreditou na modernização dos trens da CBTU em João Pessoa. Com a chegada do VLT os passageiros passarão a ter um transporte moderno, rápido, seguro e muito mais confortável”, afirma.

Cada VLT será composto por três carros movidos a tração diesel-hidráulica ou diesel-elétrica, em bitola métrica. Os carros serão fabricados em caixa de alumínio, tração nas extremidades, com climatização, reserva de espaços para portadores de necessidades especiais com sinalização de acordo com a legislação, sistema sonoro interno, cadeiras acolchoadas e piso antiderrapante.

saiba mais

Anúncios