Carteira de Estudante 2013, fará homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer.

Carteira de Estudante 2013, fará homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer.

A Carteira de Estudante 2013, trás em sua série homenagem ás obras do eterno Oscar Niemeyer e á sua pessoa (Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho), nascido no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907, foi um arquiteto brasileiro considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século WWI. Elogiado e criticado por ser um “escultor de monumentos”, Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Leo Corbusier, mas em entrevista, assegurou que isso “não impediu que [sua] arquitetura seguisse uma direção diferente”. Niemeyer de destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras.

 

Niemeyer. Ao longo dos anos 1940 e 1950, Niemeyer se tornou um dos arquitetos mais prolíficos do Brasil, projetando uma série de edifícios, tanto no país como no exterior. Isso incluiu o projeto de diversas residências e edifícios públicos, e ainda a colaboração com Le Corbusier (e outros) no projeto da sede das Nações Unidas em Nova Iorque, o que provocou convites para ensinar na Universidade Yale e na Escola de Design da Universidade Harvard.

Niemeyer continuou a trabalhar até dias antes de sua morte, em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos.

Tínhamos dúvidas sobre a nova temática da Carteira de Estudante 2013, quando em reunião junto aos estudantes e entidades estudantis resolvemos homenagear uma grande personalidade brasileira, o que em instantes nos veio o nome do grande Oscar Niemeyer, por seus posicionamentos políticos e fundamentalmente pelas grandes obras, inclusive deixando sua “assinatura” aqui em nosso estado, como as belíssimas obras da Estação Ciência Cabo Branco e a obra recém-inaugurada em Campina Grande, o museu dos “três bandeiros”. Disse á direção do Estudante10.

A carteira de estudante 2013 trará os dados do aluno na parte frontal do documento, foto e código de barras. Ao fundo, “esboços” leves das obras mais famosas do arquiteto. Já no verso, a fotografia de Niemeyer e um de seus pensamentos: “O importante é a vida, os amigos, este mundo injusto que devemos modificar”.

O documento estudantil poderá ser solicitado através da internet pelo site www.estudante10.com.br até o dia 22 de fevereiro em prazo de primeira remessa.

Fonte da bibliografia de Niemeyer: Wikipedia

PROFESSOR LÉO MODESTO

Com informações do Estudante10

About these ads